Pesquisar
Close this search box.

O que é holding familiar?

O que é holding familiar?

A holding é uma empresa que tem o controle de várias empresas e bens.

Ou seja, é a empresa que abraça e protege o patrimônio e todas as outras empresas, mesmo que elas sejam de diferentes áreas de atuação.

A criação da holding serve para facilitar a gestão e é uma forma lícita de redução do pagamento de impostos.

O que é uma holding familiar?

A holding familiar é uma empresa que inclui o patrimônio de toda a sua família, portanto, terá o controle de todos os bens, inclusive cotas e ações em outras empresas.

Esse modelo de holding é uma estratégia de negócios familiar. Dessa forma, para facilitar a gestão, existem dois tipos de holding familiar

  • Holding familiar pura: voltada apenas para a administração e o controle das empresas e/ou do patrimônio, mas não explora nenhuma atividade empresarial;
  • Holding familiar mista: voltada para administrar as empresas do grupo e, ainda, explora atividades como empresa autônoma, por exemplo, alugando bens móveis e imóveis.

Nesses dois modelos, sua família se torna sócia, podendo ter, ou não:

  • Poder de decisão nas atuais atividades da empresa; e
  • Participação nos atuais em lucros e dividendos.

Contudo, existem outras categorias de holdings, com diferentes finalidades, porém, diferente das outras, a holding familiar tem o objetivo de inserir a família nos negócios.

Outras potenciais vantagens para você, são: a redução significativa da carga tributária, a proteção do patrimônio familiar e o planejamento da sucessão dos bens para os seus herdeiros.

Qual o conceito de holding familiar?

Basicamente, é a concentração do patrimônio atual de uma família. Então, cria-se uma empresa para facilitar a gestão e a transferência desse patrimônio para as próximas gerações.

Também, há diversas vantagens na atual gestão do patrimônio, em especial sobre o imposto de renda (IR).

Certamente você quer proteger o seu patrimônio e o preservar para as próximas gerações.

Por isso, a finalidade da holding é centralizar a administração das empresas, garantindo a correta distribuição das cotas e, o principal, a continuidade dos negócios pela sua família.

Então, é essencial que você busque uma equipe profissional qualificada, para cuidar da proteção dos seus bens e planejar um futuro tranquilo para sua família.

Para que serve uma holding familiar?

Às vezes, temos a percepção que algumas situações acontecem apenas com a gente ou em nosso país.

Mas quando se refere ao pagamento de impostos no Brasil, é unânime que pagamos muitos impostos.

Entretanto, não se engane: as altas tributações também são cobradas em vários países.

Por isso, você precisa planejar e executar ações que protejam o patrimônio da sua família.

Além da proteção, bons planejamentos sucessórios evitam as confusões de divisão dos bens e o pagamento de altas porcentagens de impostos.

Desse modo, a holding familiar é uma forma de proteger e pensar no futuro da sua família.

Aqui, a nossa equipe entende a seriedade das empresas de nossos clientes e, portanto, estamos comprometidos a alavancar os seus negócios.

Postagens do Blog

Blog JD

A realidade sobre a Recuperação Judicial no Agronegócio

A criminalização dos produtores rurais que recorrem à recuperação judicial no agronegócio tem sido um tema de crescente preocupação. Essas acusações de que eles são responsáveis pelo aumento do custo do crédito no Brasil são controversas. Neste artigo, vamos desmistificar essas alegações e apresentar dados concretos.

Leia mais »
Blog JD

Isenção de ICMS na Transferência de Gado: Uma Vitória que o produtor rural não sabia

A transferência de gado entre diferentes fazendas do mesmo proprietário é uma prática rotineira no setor agropecuário. Porém, essa atividade essencial enfrentava desafios significativos devido à cobrança indevida de ICMS, especialmente quando envolvia propriedades situadas em estados distintos. Um recente cenário vem surgindo, trazendo alívio e benefícios substanciais para os produtores rurais.

Leia mais »
Blog JD

Alienação Fiduciária de Bem Imóvel: Vantagens e Riscos

A alienação fiduciária de bem imóvel é uma prática financeira que gera muitas dúvidas: é algo positivo ou negativo? Devemos temê-la ou desejá-la? A resposta depende do ponto de vista.

Perspectiva do Tomador de Crédito

Se você está buscando crédito junto a uma instituição financeira e a alienação fiduciária é exigida como garantia, é preciso ter cautela.

Leia mais »